A Certificação de pessoas e de empresas
é um catalizador de mudança!
 
 
_Apresentação
 
 


A implementação do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, (SCE), a regulamentação Nacional e Comunitária respeitante às Substâncias que empobrecem a Camada de Ozono e aos Gases Fluorados com Efeito de Estufa, bem como mais recentemente a directiva relativa à promoção da utilização de energia proveniente de fontes renováveis veio impor ao sector do AVAC&R um acréscimo de competências exigidas aos seus técnicos, implicando a sua Credenciação/ Certificação obrigatória. Esta obrigatoriedade reflecte-se necessariamente nas empresas do sector, que terão forçosamente que investir na Certificação dos seus colaboradores a operar no terreno. Pese embora o esforço financeiro que estas obrigações possam trazer, será este um passo para marcar a diferenciação, promovendo a competitividade e contribuindo para a regulação de um sector com a especificidade do AVAC&R.

Nesse sentido, entendeu-se ser fundamental a existência de uma entidade independente para certificar a competência destes técnicos.

O sistema de certificação de pessoas encontra-se desenvolvido de acordo com a Norma NP EN ISO/IEC 17024 Requisitos Gerais para Organismos de Certificação de Pessoas, e abrange o seguinte esquema de certificação:

  • Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito de Estufa (Reg. (UE) 2015/2067)
 
CENTERM - Centro Tecnológico para a Indústria Térmica, Energia e Ambiente Morada: Rua José Estêvão nr. 74-76 | 1150-203 LISBOA Tel 308 807 357   e-mail: centerm@centerm.pt


Propriedade: CENTERM 2011 | Desenvolvido por: Sofia Sequeira