Certificação Instalação de Bombas de Calor

Apresentação

A Certificação de Técnicos Instaladores de Bombas de Calor para aquecimento/arrefecimento de água, encontra-se enquadrada com a Diretiva (EU) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis.

Esta Certificação destina-se aos técnicos de instalação e manutenção / assistência técnica, deste tipo de equipamentos.

Os técnicos Certificados estarão em condições de executar as seguintes operações:

Instalação, desmantelamento, deteção de fugas, reparação, manutenção ou assistência técnica, instalação de rede de fluidos e ligações elétricas de bombas de calor em sistemas partidos e monobloco sem restrição.

Algumas vantagens inerentes à Certificação Centerm:

Esta certificação responde como critério de responsabilidade técnica para ingressos e revalidações em sede de alvará para canalizações, até à classe 2 ( 1ª categoria, 8ª subcategoria);

Cartão de Certificado do CENTERM;

Inscrição como Técnico Certificado neste âmbito no site do CENTERM;

Aconselhamento e esclarecimentos “online” em permanência;

Formação técnica especializada, gratuita ou a preços reduzidos;

Formação teórica gratuita em caso de inovações tecnológicas;

Atualização permanente sobre legislação em vigor;

Outras regalias em vigor no nosso grupo Associativo.

Candidaturas

A candidatura formal deve ser apresentada no Modelo de Candidatura (Mod.OCP.03), conjuntamente com a seguinte documentação:

  • Cópia do documento de identificação (facultativo);
  • Cópia do Certificado de habilitações e 1 fotografia. (pode ser digitalizada).

Requisitos de Qualificação

Os candidatos à certificação devem cumprir os requisitos de qualificação descritos no Documento de Divulgação Externa DDE.BC.7 “Esquema de Certificação Técnicos Instaladores de Bombas de Calor.

Exames de Certificação

Constituição do Exame e avaliação

A constituição do Exame e o processo de avaliação encontram-se descritos no Documento de Divulgação Externa DDE.BC.7 “Esquema de Certificação Técnicos Instaladores de Bombas de Calor.

Manutenção da Certificação

  • Validade da Certificação

    A Certificação terá a validade de 5 anos a contar da data de Certificação apresentada no Certificado.

  • Acompanhamento

    Durante o período de validade do certificado, o Técnico Certificado será sujeito a um acompanhamento anual por parte do Organismo de Certificação, de acordo com o descrito no documento DDE.BC.7.

  • Renovação

    A renovação da certificação poderá ser solicitada ao Organismo de Certificação aos 5 anos após a data de certificação, de modo que o certificado seja renovado por um período de igual duração.

    O pedido para renovação da certificação deve ser efetuado até 60 dias antes do fim da validade do certificado através do preenchimento e envio do Mod.OCP.04 ao Organismo de Certificação.

    Se a solicitação da Renovação não for feita dentro dos prazos estabelecidos impossibilita a renovação do certificado que caducará no fim da sua validade. Será necessária a realização de um novo Exame de certificação para a reativar.

Outros elementos a considerar para a Candidatura ou Manutenção da Certificação

A candidatura deverá se acompanhada do pagamento da taxa de inscrição e avaliação da candidatura (ver Tabela de Preços).

Este pagamento inicial é obrigatório para efeitos de abertura do processo. Após o que o candidato receberá uma notificação em forma de convocatória para Exame. Para efetivação da ida a exame o candidato deverá proceder ao pagamento da propina de exame (Ver Tabela de Preços) no prazo que vier indicado na notificação supramencionada ou no limite até 5 dias úteis antes da data de exame.